Novo cenário para tecnologia e inovação: regulação e oportunidades de investimento

O novo cenário para tecnologia e inovação no Brasil foi tema de uma rica discussão durante o último painel do Brasil Investment Forum, no dia 11 de outubro.  Moderado por Clifford M. Sobel, Co-Fundador do Valor Capital Group, o evento contou com a participação de Julio Semeghini, Secretário-Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ana Paula Assis, Presidente da IBM América Latina, Gema Sacristan, CEO do BID Invest, Andre Maciel, Managing Partners do Softbank Group International, André Ferraz, Founding Partner da IN LOCO e Bedy Yang, presidente e fundadora da 500 Startups. Na pauta, temas como a infraestrutura e a regulação de TI e Comunicações no Brasil, o cenário para investimentos em inovação e startups e o impacto de tecnologias como Inteligência Artificial e Internet das Coisas.

Bedy Yang, da 500 Startups, lembrou que há dez anos atrás apenas 27% das startups eram internacionais e hoje este percentual chega a 50%. A 500 Startups investe em 2,4 mil empresas em 70 países. “Isso nos permite ter um entendimento da inovação em todo o mundo, pelo olhar do empreendedor”, comentou. Para Bedy Yang, o Brasil vive um momento de inflexão: “há dez anos, o país era muito mais isolado. Não havia o capital que vinha depois do nosso (capital semente). Recentemente começaram a surgir os capitais de crescimento”, comentou. O Brasil tem uma população digital muito grande e em crescimento: são 160 milhões de usuários de internet, contra 80 milhões há cinco anos.

O painel também contou com a participação do Softbank, que começou as suas operações no Brasil neste ano e dispõe de 5 bilhões de dólares de capital para investimentos em startups no país. André Maciel, managing partners do Softbanck falou sobre o momento positivo do país e as oportunidades para o desenvolvimento de inovação e tecnologia. “Um ambiente propício começou a se formar no Brasil. Somos o segundo maior usuário do Uber e do Facebook. Cases brasileiros como a Stone e a Pag Seguro se tornaram sucesso porque têm amplo acesso a talentos”, comentou.

Já o secretário executivo do MCTIC, Júlio Semeghini, destacou o que o governo vem fazendo para facilitar a transformação digital que é necessária no Brasil, o que envolve investimentos em infraestrutura e melhorias na regulação. “Há uma ansiedade por facilitar a transformação digital em todo o governo, não só no MCTIC. Para isso, foi criado um comitê da Transformação Digital, presidido pela Casa Civil, secretariado pelo MCTIC e composto pelos principais ministérios, para que possamos tomar as decisões de governo necessárias, de forma rápida”, destacou.

Semeghini explicou que a primeira frente de ação do governo foi voltada para a infraestrutura de telecomunicações. Para isso, depois de cinco anos no Congresso Nacional, foi recentemente sancionado pelo Senado Federal o Projeto de Lei da Câmara 79, que prevê novo marco regulatório para o setor. “O marco antigo era totalmente focado na telefonia fixa e precisávamos de nova norma para possibilitar dezenas de bilhões de reais de investimentos em banda larga móvel e banda larga fixa por fibra óptica, para cobrir todo o país”, afirmou. O secretário completou que o decreto que regulamentará o novo marco já está praticamente pronto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *