BIF 2019 contou com quase três mil inscritos entre representantes do governo e do setor privado em SP

Maior evento voltado à atração de investimentos da América Latina reuniu representantes de 56 países em reuniões e debates ao longo de dois dias

Terminou nesta sexta-feira (11/10), o maior evento voltado à atração de investimentos na América Latina, o Brasil Investment Forum. Ao longo de dois dias, em São Paulo, o encontro reuniu quase três mil inscritos, entre representantes de alto nível de governo e de empresas brasileiras e multinacionais de 38 setores. Circularam pelo evento profissionais de 56 países, com destaque para executivos C Level da China, Estados Unidos, Itália, Espanha e França, além do Brasil.

O BIF ocorreu pelo terceiro ano consecutivo e foi organizado pelo governo brasileiro, por meio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Economia, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A abertura do evento foi feita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo presidente do BID, Luís Alberto Moreno. Também participaram do evento o Ministro Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni e os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia), Sérgio Moro (Justiça), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Tereza Cristina Dias (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia). O evento foi amplamente coberto pela imprensa nacional e internacional com a presença de 119 representantes da mídia.

“O BIF se consolidou neste ano como um evento de grande relevância para aproximação entre o setor privado e o governo. Houve uma ampla agenda de reuniões paralelas em que se discutiram parcerias e iniciativas para melhorar o ambiente de negócios brasileiros. O debate nos painéis também foi de alto nível e mostrou o que vem sendo feito e os desafios que ainda existem para o desenvolvimento da nossa economia”, afirma o presidente da Apex-Brasil Sergio Segovia.

Durante o BIF ocorreram dezenas de reuniões de representantes de onze ministérios e do BID com empresários, além de oito painéis e quatro sessões paralelas sobre temas como reforma no setor de energia, agenda de inserção internacional do Brasil, agronegócio, produtividade, futuro do trabalho, defesa, investimentos em infraestrutura, sistema financeiro, padrões internacionais de negócios, novas fronteiras tecnológicas, desestatização e simplificação tributária e o papel dos bancos multilaterais.

O evento também contou com espaço para atendimentos diretos ao investidor de 24 estados da federação e com a presença dos governadores Antônio Denarium, de Roraima, Marcos Rocha, de Rondônia e Mauro Mendes, do Mato Grosso e dos vice-governadores Carlos Brandão, do Maranhão, Lincoln Tejota, de Goiás e Paco Britto, do Distrito Federal.

Parcerias Apex-Brasil com ANEEL e PPI

O presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, assinou, durante o evento, Acordos de Cooperação Técnica com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e com o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil.

O acordo com a ANEEL foi assinado pelo diretor-geral da Agência, André Pepitone e com a PPI foi assinado pela Secretária Especial do PPI, Martha Seillier. As parcerias preveem a dedicação de esforços mútuos para atrair capital estrangeiro para os setores de energia elétrica e de infraestrutura, por meio da realização de atividades relacionadas à inteligência, promoção e facilitação de investimentos. Investidores estrangeiros já presentes no país também serão apoiados por meio dos acordos.

Anúncio de Investimento

Durante o evento, a Boston Scientific Corporation (BSC), empresa norte-americana fabricante de equipamentos e dispositivos médicos, anunciou o investimento em uma nova fábrica no Brasil, em Contagem (MG). A Apex-Brasil fez o atendimento ao investidor, fornecendo informações e articulando a interação com agentes governamentais para os trâmites de abertura da fábrica. Durante o evento de anúncio, também foi assinado um Protocolo de Intenções com a Apex-Brasil, prevendo o suporte da Agência à empresa ao longo da operacionalização deste investimento e de iniciativas futuras.

A Boston Scientific Corporation fatura US$ 9,8 bilhões ao ano e investe quase US$ 1 bilhão ao ano em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). A companhia desenvolve equipamentos e dispositivos médicos de alta tecnologia para diversos segmentos, contando com um portfólio com mais de 13 mil produtos nas áreas cardiovascular, neurológica, urológica, digestiva e respiratória. Conta com 32 mil colaboradores atuando em 130 países e atendendo a aproximadamente 30 milhões de pacientes ao ano no mundo todo.

Em Contagem, primeira fábrica global da Boston Scientific no hemisfério Sul, será produzido um sistema de válvula aórtica utilizado no tratamento de estenose aórtica, produto com alta tecnologia e valor agregado que utiliza o implante via cateter (sem necessidade de cirurgia de tórax aberto de alto risco associado). A expectativa é que 98% da produção seja exportada. A companhia também investiu numa outra unidade em Chapecó (SC). Os dois empreendimentos representam a geração de cerca de 600 postos de emprego.

Café da Manhã com o CEBRI

Em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Institucionais (CEBRI), a Apex-Brasil realizou na manhã do dia 11 um café da manhã para debater o engajamento da iniciativa privada e as políticas de Governo para o ingresso do Brasil na OCDE e os impactos que isso trará para a economia do País.

Estavam presentes representantes de 29 empresas, entre presidentes, diretores e relações institucionais e governamentais. Empresas como Siemens, Dow Chemical Company, IBM, Bayer e Exxon Mobil participaram do evento, aberto pelo Embaixador José Alfredo Graça Lima, Vice Presidente do CEBRI e o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Augusto Pestana.

Mesa Redonda com o Atlantic Council

A Apex-Brasil realizou durante o BIF uma mesa redonda com integrantes do think tank americano Atlantic Council, ao qual a Apex-Brasil é afiliada. A mesa redonda reuniu membros do governo brasileiro, setor privado e sociedade civil para discussão e feedback sobre o primeiro rascunho do relatório US-Brazil 2.0: Enhancing the Bilateral Economic Relationship, estudo que será lançado em breve pelas duas instituições. O relatório será um aprofundamento do Spotlight Five Key Economic Avenues for Strengthening US-Brazil Trade and FDI, lançado em abril de 2019 que examinou as relações econômicas entre EUA-Brasil até aquele momento, os próximos passos lógicos e delineou cinco áreas de oportunidade principais para estudos adicionais, a fim de abordar as oportunidades de aproximação entre os dois países.

Acordo entre Ministério da Justiça, BNDES e BID

O Ministério da Justiça e Segurança Pública firmou acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o objetivo de impulsionar investimentos em segurança pública. O documento foi assinado no dia 10, pelo ministro Sergio Moro, pelo presidente do BNDES, Gustavo Montezano, e pelo presidente do BID, Luis Alberto Moreno durante o BIF 2019.

O acordo pretende estimular possíveis linhas de crédito para financiar programas e projetos, assim como fortalecer os mecanismos de planejamento, governança e gestão do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *